terça-feira, 13 de agosto de 2019


Sou um ser “ajustado” socialmente?


Algumas pessoas buscam, de alguma forma serem “ajustados socialmente ou mesmo a “normalidade”, não é mesmo? Por exemplo: Meu irmão mais velho terminou o ensino médio, fez faculdade em seguida, formou-se e está trabalhando na sua área a ganhando muito dinheiro, mas eu, não sei nem qual curso quero cursar, pois, nada ou tudo me parece atrativo. A comparação com seu irmão lhe causa sofrimento, pois, provavelmente, foi-lhe ensinado que seu irmão é socialmente ajustado e você não.

            No entanto, para outros, a simples noção de normal parece limitar-se à média, que só pode ser sentido por aquele que tem dificuldades em dar conta da sua vida no mundo que o cerca. Esse é somente um ponto de vista, pois, provavelmente, para seu irmão, que não teve dificuldade em alcançar sucessos e objetivos, a ideia de ser “normal” torna-se insuportável, sem esperança. Ou seja, alguns adoecem porque são apenas normais e outros porque não conseguem tornarem-se normais.

            As pessoas só se satisfazem com aquilo que ainda não tem. Num exemplo muito simples, eu mesma: nasci com um cabelo ralo e liso e até hoje sonho em ter um cabelão cacheado até o pé,  mas, as mulheres que nasceram providas de um cabelão desses sonham em ter um cabelo como o meu.

            As necessidades não são iguais para todo mundo! As exigências das pessoas são as mais variadas possíveis.


Qual a sua? =)





Referência: JUNG, C.G. A prática da Psicoterapia. Cap. V, p. 63 - 65, 1971.


Nenhum comentário:

Postar um comentário